depositphotos_14399673_m2015_1.jpg.jpeg

4 indícios que provam ser hora de contratar uma auditoria contábil

Desde que as mudanças nas Normas Internacionais IFRS devolveram para as empresas as Demonstrações Financeiras como um importante instrumento de Gestão, cresceu a necessidade de avaliar as práticas e registros contábeis e a importância da auditoria contábil.

Algo que antes era restrito as Grandes Empresas e Companhias de Capital Aberto, passou a ser contratado também por Pequenas e Médias Empresas preocupadas com a sua Governança.

Conheça 4 indícios na empresa que indicam a necessidade de sua contratação.

Objetivos de uma auditoria contábil

Normalmente, quando observamos o trabalho final de uma auditoria, temos a visão somente do parecer do auditor atestando que as demonstrações refletem com exatidão a posição financeira e patrimonial da empresa.

Mas o trabalho envolve uma série de etapas, que ajudam a verificar a consistência do processo.

Ele vai desde o acompanhamento dos registros, os controles internos destes até a apuração dos saldos e análise das normas.

Todo esse trabalho, além de dar mais transparência as informações da empresa, contribui para a melhoria dos processos internos e da análise dos riscos empresariais.

Vamos agora ver alguns indícios em que a auditoria contábil pode ser importante.

1 – Nenhum relatório gerencial utiliza os dados contábeis?

Como dito no começo do texto, desde que foram adotadas as normas internacionais do IFRS, as Demonstrações Contábeis deixaram de atender “muito” o fisco e passaram a atender os usuários internos.

Agora pense, os dados já estão sistematizados, deveriam ser confiáveis e ninguém na empresa utiliza? Se os relatórios gerenciais apresentarem informações diferentes dos relatórios contábeis, aumente a desconfiança.

Se a equipe não confia nas informações, passe a desconfiar você também.

2 – Procurar por um investidor ou oportunidades de M&A

Se existe a procura por um investidor, ou ainda o mercado em que a empresa atua está passando por um momento de aquisições, é hora de contratar uma auditoria contábil.

Isso porque em qualquer check list de due diligence de um investidor, as demonstrações financeiras auditadas contam muitos pontos na hora de uma decisão.

E pode até não ser pretensão da empresa, mas a auditoria pode elevar a visibilidade dos investidores para um futuro negócio.

3 – Não há apontamentos de riscos na empresa?

Qualquer empreendimento comercial tem risco. Não é possível constituir uma empresa sem que se necessite de contingências.

Além disso a empresa, no exercício de suas atividades deve possuir uma gestão de risco financeiro, de crédito, ou de liquidez.

Se você desconhece os riscos, e os relatórios não tratam deste assunto, muito provavelmente há uma falha da gestão contábil da empresa.

4 – Não é possível negociar taxas de risco menores com Bancos

Outro ponto pertinente é a negociação de crédito com Bancos. O Risco de Crédito percebido da Empresa está na taxa aplicada pelo Banco.

Você tem certeza que a empresa apresenta uma ótima saúde financeira e está difícil convencer o Banco de que a taxa poderia ser menor.

Está na hora de provar que as informações sobre a sua empresa são confiáveis e nada melhor do que passar por uma auditoria.

A Auditoria Contábil promove uma série de benefícios a empresa, e deve ser realizada não somente quando há indícios que a coisa não está boa como também em momentos onde se espera um crescimento ou uma oportunidade nova.

E você já passou por alguma situação onde houve a necessidade de uma auditoria contábil? Divida essa situação conosco comentando!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *