5_despesas_na_empresa_que_você_deve_reduzir_agora.jpg.jpeg

5 despesas na empresa que você deve reduzir agora!

Criar metas de redução de despesas na empresa é uma medida muito importante que ajuda a manter sua lucratividade, a oferecer preços mais atraentes e a se manter competitiva no mercado. Porém, não basta adotar medidas de redução — é preciso planejar e avaliar de que forma isso pode ser feito.

Por isso, a seguir oferecemos algumas dicas de despesas passíveis de redução que ajudam a obter retorno já em curto prazo. Para saber mais, continue acompanhando!

1. Estoque mal dimensionado

Além de aumentar o custo de aquisição, o excesso de itens em estoque faz com que as despesas para mantê-lo sejam maiores, além do risco de avarias e perdas — o que também eleva os custos.

Portanto, o ideal é planejar o estoque de acordo com as demandas e manter apenas as quantidades ideais para suprir as vendas que são realizadas em um determinado período.

2. Desperdício de energia elétrica

O gasto com energia elétrica é essencial para que a empresa possa continuar realizando suas atividades. Contudo, algumas medidas simples aplicadas no dia a dia podem ajudar a diminuir o valor da conta no final do mês.

Entre elas: conscientizar os funcionários sobre a importância da economia, de desligar as luzes ao sair do ambiente, os computadores ao final do expediente, e de sempre desligar o ar condicionado antes de ir embora, por exemplo.

3. Tributação

Uma boa governança tributária permite identificar qual é o melhor regime de recolhimento, além de identificar formas legais de reduzir os custos com os impostos pagos. Dessa forma, com o planejamento adequado, é possível prever alterações na área tributária, se adequar e aproveitar as oportunidades.

Além disso, o planejamento ajuda a evitar erros que podem acarretar multas bem onerosas para a empresa, o que eleva ainda mais o gasto nessa área.

Ainda, você pode procurar uma empresa especializada para fazer uma Recuperação de Créditos Tributários, o que vai ajudar o caixa da empresa para pagar impostos futuros.

4. Contratação e demissão de funcionários

Quando se fala em reduzir despesas na empresa, uma das primeiras soluções encontradas pelos gestores é a demissão de pessoal. Porém, isso deve ser bem planejado, pois, além de aumentar os gastos com a rescisão, posteriormente poderá ser necessário repor o funcionário demitido, o que aumentará os custos novamente.

O mesmo vale a para contratações. O ideal é levantar o retorno que o funcionário poderá trazer para o negócio, e se a despesa adicional poderá ser coberta.

5. Telefone e internet

Despesas com telefone e internet são extremamente necessários para o negócio, mas não precisam ser elevadas. Para conseguir reduzir esse gasto, basta analisar o consumo de telefonia e dados de internet dos últimos meses e negociar um plano com a operadora que seja o suficiente para cobrir o consumo.

A redução de despesas na empresa é um processo que requer um certo cuidado e análises, visto que, se realizada da forma errada, a qualidade dos produtos e serviços oferecidos ao cliente pode acabar sendo comprometida. Com as dicas que foram passadas hoje, é possível conseguir reduzir os gastos de forma considerável, sem precisar elaborar grandes decisões.

E então, o que achou desse artigo? Alguma vez já colocou em prática alguma das dicas que foram listadas no texto? Compartilhe suas opiniões e experiências conosco e participe da conversa!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *