Entenda_o_papel_e_importância_da_contabilidade_para_sua_empresa.jpg.jpeg

Entenda o papel e importância da Contabilidade para sua empresa!

Antes de falar da importância que a contabilidade tem para sua empresa, devemos esclarecer que a contratação desse serviço é uma obrigação legal. Isso mesmo, o Código Civil Brasileiro, em seu artigo 1.179, obriga as empresas a seguirem um sistema de contabilidade, com escrituração em livros, da documentação relativa à movimentação econômica e financeira, e a apresentar anualmente o balanço patrimonial e a demonstração do resultado.

Assim, procurar um escritório de contabilidade é o primeiro passo para tornar realidade o sonho de empreender. O contador é o profissional ambientado com a dinâmica de abertura de um negócio junto aos órgãos responsáveis (geralmente, juntas comerciais e Receita Federal). Essa é somente a primeira de muitas colaborações que o contador pode prestar ao seu negócio.

Atuação da contabilidade na empresa

“A contabilidade é a ciência da informação” (Paulo Pêgas). Essa informação é construída a partir da contabilização dos documentos gerados pela empresa e apresentada através dos relatórios contábeis. E o que esses dados nos dizem?

As demonstrações contábeis contam a história da empresa, revelam sua cultura organizacional, seu modelo de operação, seu perfil de financiamento de negócio, sua capacidade de pagamento, entre outras características. Você deve estar se perguntando: apenas com a leitura desses números é possível obter tanta informação assim? Sim, e o profissional mais habilitado a compreender e interpretar esses dados é o contador.

Registro de todas as movimentações

O trabalho de um contador não termina quando o documento é escriturado e arquivado ou quando as famosas declarações de renda são enviadas, apesar de estas serem partes relevantes na rotina contábil. Explorar o que esses relatórios dizem a respeito do negócio, para otimizar o trabalho do gestor, é a capacidade mais interessante que o contador pode oferecer.

Lembre-se de que somente teremos uma correta interpretação da situação econômico-financeira de uma empresa quando efetuarmos o registro de todas as movimentações ocorridas. Assim, o envio de todo e qualquer documento à contabilidade é essencial.

Atuação do contador

Quem pretende se dedicar à profissão de contador sabe que terá pela frente uma atividade complexa, dinâmica, cansativa, mas também muito gratificante. A profissão permite diversas especializações: perícia contábil, orçamento, contabilidade tributária, contabilidade gerencial, contabilidade pública, auditoria, análise de balanços, consultoria. E todas elas se propõem alavancar o seu negócio.

O bom profissional, organizado em suas ações e atento às obrigações legais, evita problemas com o fisco e reduz os gastos com multas e juros de impostos pagos com atraso. Estas despesas representam custos adicionais, desnecessários ao processo de produção, mas que podem, de sobremaneira, comprometer os resultados. Por isso, evitá-las é importante.

O contador, além de revelar possíveis falhas e equívocos gerenciais, tem conteúdo suficiente para auxiliá-lo na construção de estratégias e metas para o alcance dos objetivos organizacionais, reduzindo custos e aumentando o faturamento.

Espero que depois deste texto você compreenda melhor o importante papel que a contabilidade desempenha em sua empresa. E se, por acaso, ainda não usufrui de todas as potencialidades desse profissional, comece agora mesmo!

Gostou do artigo? Compartilhe conosco suas experiências e dúvidas!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *