Valor do Brasil – Trabalhando com Você para tornar Sua Empresa Melhor e Mais Competitiva.

Assine nossos posts

Quem Somos

A Valor do Brasil é um escritório de consultoria empresarial, criado em 1997. Nasceu de uma banca de advogados tributaristas, que ao longo dos anos, na defesa de seus clientes, observou uma série de melhorias e serviços que poderiam ser prestados à sua clientela de  empresas para ajudá-las no seu dia a dia em relação às instituições governamentais, financeiras e empresariais, proporcionando a elas uma segurança maior nas suas negociações, nos seus contratos, e na sua governança, melhorando sensivelmente seu desempenho, aumentando seus lucros e reduzindo seus riscos.

Assim, hoje, a Valor do Brasil conta com diversos clientes para os quais presta assessoria nas áreas de Governança Tributária, Governança Patrimonial  e Governança Jurídica.

Governança Tributária

A Governança Tributária busca as boas práticas na condução das políticas fiscais das empresas com o objetivo de:

  • Reduzir os seus custos com a tributação,
  • Recuperar impostos eventualmente recolhidos a maior
  • E desenvolver planejamentos para redução da carga fiscal futura.

Proporciona os seguintes benefícios entre outros:

Diagnóstico Fiscal

O Diagnóstico Fiscal é um trabalho de revisão e análise das Declarações e Livros Fiscais dos nossos clientes, revendo todas as operações que tem reflexo em sua tributação. Trata-se de uma ferramenta valiosa para a detecção das falhas no cálculo dos tributos e no combate às “quebras e perdas” que afetam a margem de lucratividade das empresas.

Recuperação Tributária

É a revisão dos tributos pagos pela empresa nos últimos 5 anos, nas esferas federal, estadual e municipal, possibilitando fazer uma auditoria nesse período, de tal forma a identificar todos os impostos pagos a maior e passiveis de recuperação de crédito, preparando a empresa para a sua recuperação junto ao fisco, através de estornos contábeis amparados administrativamente conforme regulamentos fiscais vigentes.

São elegíveis a recuperação tributárias, os tributos diretos (IRPJ e CSLL), indiretos (ICMS, IPI, ISS, PIS e Cofins) e contribuições previdenciárias (INSS).

 

Planejamento Tributário

É a análise de todos os procedimentos fiscais, regimes de tributação, documentos, livros contábeis e estrutura societária da empresa para detectar oportunidades e identificar situações de risco no âmbito contábil, financeiro e fiscal, com objetivo de rever toda a estrutura tributária da empresa, proporcionando uma redução na sua carga tributária e uma otimização nas suas práticas operacionais.

Quando fazemos a “Recuperação Tributária” da empresa, já identificamos os problemas contábeis existentes, o que facilita bastante os trabalhos de análise necessários ao  Planejamento Tributário, portanto recomendamos após a “Recuperação Tributária” já prosseguir com a atividade de planejamento.

Administração de Passivo Tributário

A Governança Tributária também compreende uma eficiente administração do passivo tributário. Toda organização é suscetível de possuir passivos decorrentes de glosa de créditos, de inconsistências nas declarações, de autuações ou de inadimplência.

Nosso Departamento de Administração de Passivo Tributário, está sensível a este problema, e emprega todo seu conhecimento numa administração austera, eficaz e, principalmente, criativa, para viabilizar a atividade empresarial, possibilitando, mesmo num cenário fiscal hostil como o brasileiro, gerar benefícios financeiros através da redução do valor fiscal exigido.

Governança Patrimonial

Governança em sua essência significa organização e controle sobre o que está sob o seu domínio. Trazendo esse conceito para o mundo empresarial podemos concluir que não se governa sobre um patrimônio se não há domínio de todos os riscos e variáveis que podem comprometer o seu controle e destinação.

A Governança Patrimonial é a otimização da configuração do patrimônio, tendo-se em vista questões de ordem tributária, societária, familiar, trabalhista, cível, e todas as demais que possam vir a se mostrar pertinentes para a proteção do patrimônio do empreendedor. Compreende:

PGRE – Programa de Gestão do Risco do Empreendedor

Revisão da Planta Societária com a Criação de Holdings para melhor proteger toda a estrutura empresarial dentro de um ordenamento mais eficaz das empresas no aspecto societário e menos vulnerável a riscos.

Planejamento Tributário

Tem o objetivo de revalidar a empresa ou grupo de empresas no aspecto dos contratos sociais, da sua estrutura social, de seus objetivos, e das responsabilidades dos sócios, objetivando uma revisão societária que traga redução tributária, diminuição de riscos e mais segurança fiscal e societária para os sócios, inclusive com blindagem dos seus próprios patrimônios.

Planejamento da Transição

Mais específico para empresas familiares que buscam uma gestão mais profissional e tenham o interesse de preparar, posicionar e conduzir a empresa numa transição de uma empresa familiar para uma empresa mais estruturada e segura profissionalmente.

Governança Jurídica

Enquanto as  governanças  tributária e patrimonial tratam da empresa visando a sua gestão e seu controle na forma como são estabelecidas, dirigidas e controladas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários, diretoria, funcionários, instituições  e demais órgãos governamentais, a Governança Jurídica faz as amarrações jurídicas  necessárias e capazes de garantir os direitos e o cumprimento dos deveres advindos de toda a estrutura empresarial.

A Governança Jurídica se propõe a ir além das ações rotineiras de um departamento jurídico. Sua proposta, após análise criteriosa dos processos, contratos e mecanismos que governam a empresa, é desenvolver  e proporcionar  toda a segurança jurídica necessária, evitando sempre quaisquer efeitos de uma sentença desfavorável ao cliente.